5.º Aniversário do Núcleo de São Lourenço de Calvos

 

No passado dia 15 de Agosto, a Direção Regional de Braga esteve presente na comemoração do 5.º aniversário do Núcleo de São Lourenço de Calvos.

Para além da Direção Regional de Braga e seus Departamentos, da Direção Nacional liderada por José Luís Silva, e representantes dos Órgãos Nacionais e  Regionais, salientamos a presença, do Agrupamento 936 de Calvos do CNE, liderado pelo Chefe  Jorge Freitas, não podendo deixar de destacar também a presença da representante da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Flávio Freitas, o Presidente da União de Freguesias de Serzedo e Calvos, Sr. Filipe Lopes, a madrinha do Núcleo, Maria de Lurdes Silva, e também D. Goreti,  viúva de um dos fundadores do Núcleo de São Lourenço de Calvos, o Agostinho Sampaio que foi o primeiro presidente do Núcleo e que já partiu para o eterno acampamento,

A manhã começou com a concentração no parque de lazer de Calvos, de onde saiu o desfile em direção à igreja paroquial, encabeçado pela fanfarra do Agrupamento 936 de Calvos, tendo no percurso uma passagem pelo cemitério, onde o Núcleo anfitrião fez questão de homenagear e lembrar o Agostinho Sampaio.

A eucaristia de ação de graças com a realização de compromissos, foi presidida pelo Rev. Pe. Domingos, administrador da paróquia de São Lourenço de Calvos e assistente do escutismo na paróquia, e solenizada pelo grupo coral da paróquia.

A cerimónia de compromisso é naturalmente algo, que por si só, gera sentimentos de alegria e entusiasmo. Neste caso em particular, o António Leite, que após alguns anos de afastamento do CNE, decidiu ingressar na FNA. A Olávia Silva, que apesar de não ter tido percurso escutista no CNE, quer connosco viver segundo o ideal, o espírito da lei e dos princípios do escutismo católico Português e abraçar o projeto que a FNA oferece. Depois de passar todas as etapas previstas para a sua integração subiu ao altar, e ambos, perante Deus, a família escutista e a comunidade paroquial realizaram a sua promessa na FNA e assumiram o compromisso de servir a Igreja, o movimento escutista e a sociedade.

Ainda no decorrer da eucaristia, na parte final, foi realizada uma breve sessão protocolar, onde foram feitos agradecimentos e entregues lembranças aos convidados presentes.

A manhã terminou com um convívio no qual se cantaram os parabéns ao Núcleo aniversariante.

À Olávia e ao António, damos as boas vindas e desejamos que sejam felizes na FNA.

Ao Núcleo de São Lourenço de Calvos, congratulamos a forma dedicada como durante estes cinco anos sempre viveram como escuteiros adultos e desejamos as maiores felicidades e Votos de “boa caça”.









Comentários