LIVEX 2025


A Região de Braga da FNA, no passado dia 22 de Novembro, marcou presença, no LIVEX 2025, um importante simulacro de Busca e Salvamento promovido pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS). O exercício reuniu para além dos  sete associados da nossa região, com nove associados da região do porto, e mais quatro escuteiros do CNE, Agrupamento 94 da Trofa, para além de diversas equipas nacionais e internacionais, tais como Bombeiros, Sapadores, Cruz Vermelha, Proteção Civil e Associações de Busca, Resgate e Salvamento, para além de jovens alunos dos cursos técnicos de proteção civil, que ao longo de mais de 24 horas enfrentaram vários cenários simulados de catástrofe na cidade de Vila das Aves.

O LIVEX é reconhecido como um dos mais completos exercícios de treino no âmbito da resposta a emergências, permitindo às equipas testar a sua capacidade de atuação, coordenação e operacionalidade em ambientes de grande exigência. Para além disso, estes simulacros são momentos privilegiados de partilha de conhecimento, troca de experiências e aprendizagem de novos métodos e práticas entre todos os participantes. Nesta edição, pela primeira vez, para deteção de vítimas foram utilizados drones, para além do binómio homem e cão.

Os associados da FNA Região de Braga e da Região do Porto que estiveram presentes contribuíram como supostas vítimas, desempenhando um papel essencial para a criação de cenários realistas e desafiantes. A sua participação permitiu apoiar o trabalho das equipas envolvidas e reforçar a importância da colaboração entre organizações em contexto de emergência.

De destacar a participação neste exercício de mais de duas centenas de operacionais: Bombeiros, Sapadores, Cruz Vermelha, Proteção Civil e Associações de Busca, Resgate e Salvamento de vários pontos do território nacional e também de Espanha, para além da participação de jovens alunos dos cursos técnicos de proteção civil.

A Direção Regional congratula todos os envolvidos no LIVEX 2025 e reforça a sua disponibilidade para continuar a apoiar iniciativas que promovam a segurança, a preparação e o desenvolvimento de competências na área da proteção e socorro.











Comentários