O LIVEX é reconhecido como um dos mais completos exercícios de treino no âmbito da resposta a emergências, permitindo às equipas testar a sua capacidade de atuação, coordenação e operacionalidade em ambientes de grande exigência. Para além disso, estes simulacros são momentos privilegiados de partilha de conhecimento, troca de experiências e aprendizagem de novos métodos e práticas entre todos os participantes. Nesta edição, pela primeira vez, para deteção de vítimas foram utilizados drones, para além do binómio homem e cão.
Os associados da FNA Região de Braga e da Região do Porto que estiveram presentes contribuíram como supostas vítimas, desempenhando um papel essencial para a criação de cenários realistas e desafiantes. A sua participação permitiu apoiar o trabalho das equipas envolvidas e reforçar a importância da colaboração entre organizações em contexto de emergência.
De destacar a participação neste exercício de mais de duas centenas de operacionais: Bombeiros, Sapadores, Cruz Vermelha, Proteção Civil e Associações de Busca, Resgate e Salvamento de vários pontos do território nacional e também de Espanha, para além da participação de jovens alunos dos cursos técnicos de proteção civil.
A Direção Regional congratula todos os envolvidos no LIVEX 2025 e reforça a sua disponibilidade para continuar a apoiar iniciativas que promovam a segurança, a preparação e o desenvolvimento de competências na área da proteção e socorro.








Comentários
Enviar um comentário